Permuta de imóveis: como ela funciona?

A permuta de um imóvel, ou seja, oferecer um imóvel como parte do pagamento por outro (ou mesmo por outro de igual valor) é uma prática cada vez mais comum no mercado, especialmente em momentos em que a venda de um imóvel não é um processo rápido. Mas é importante conhecer como ela funciona e em quais circunstâncias ela pode ser uma opção atraente. Leia a seguir algumas das questões mais comuns relacionadas à permuta de imóveis:

O que é exatamente a permuta de um imóvel?

A permuta é um tipo de negócio no qual ambas partes se colocam em acordo para aceitar um bem como parte do pagamento – ou mesmo para uma troca simples de dois bens de mesmo valor.

Uma permuta pode ser feita sem a transferência de valores monetários?

Em tese, sim, caso os valores dos bens permutados sejam iguais. Nesses casos, não é preciso uma transação financeira. Contudo, elas costumam ser raras no mercado imobiliário. O tipo de negócio mais comum é quando uma das partes oferece um imóvel em permuta como parte do pagamento, normalmente em um valor inferior a 50% do imóvel desejado. Em geral, quem precisa vender um imóvel tem a preocupação de se capitalizar, e quanto mais isso for possível, mais fácil um vendedor pode concordar em aceitar uma permuta.

Como funciona a permuta de bens com valores diferentes?

Nestes casos, que são os mais comuns, basta que a parte que oferece o bem de menor valor faça o pagamento da “torna”, que é o nome que se dá à diferença de valor entre os bens.

Para o vendedor, a permuta pode ser uma boa alternativa?

Há situações em que aceitar um imóvel como permuta pode ser muito vantajoso, especialmente quando houver o pagamento em dinheiro da diferença entre os bens – e quanto maior for essa diferença, mais atraente a transação fica para o vendedor. Além disso, se o comprador oferecer como permuta um imóvel localizado em um ótimo bairro, que tenha alta procura e com boas possibilidades de ser alugado (ou mesmo ocupado pelo vendedor), nesses casos a permuta pode ser bastante atraente a quem vende.

Qual é a principal dificuldade nos negócios de permuta?

Nas permutas, a grande questão é definir um valor justo dos imóveis oferecidos no negócio. É por isso que, nessas horas, é essencial contar com uma imobiliária que faça uma avaliação isenta dos bens em negociação. Você pode contar com a assessoria da RK Imóveis nessas ocasiões. Nossos especialistas têm muita experiência no mercado e um ótimo discernimento dos valores adequados que podem ser estabelecidos para os imóveis envolvidos. Assim aumentam as chances de ser feito um negócio satisfatório a todas as partes. Conte com a assessoria da RK! Caso você tenha interesse em permutar o seu imóvel, conte com a equipe da RK Imóveis. Aqui na RK podemos lhe oferecer uma total assessoria para trabalhar da melhor forma possível a negociação do seu imóvel, de uma forma vantajosa e satisfatória a todos envolvidos. Fale já com a gente!
Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Mais posts
× Como posso te ajudar?