6 dicas para cuidar da mente e do bem-estar em casa

Dicas para cuidar da mente e do bem-estar em casaCuidar da saúde da nossa mente e do bem-estar em casa é essencial nesta temporada de isolamento social. Não estamos acostumados a esta situação. É necessário desenvolvermos uma nova rotina e tentar adotar uma atitude a mais positiva possível.

Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas para criar essa rotina nova, que favoreça a nossa saúde e bem-estar em casa, para tentarmos atravessar este período da maneira mais leve possível:

1. Crie uma rotina em casa

Tente fazer com que a sua rotina em casa seja a mais semelhante possível à que você levava anteriormente. Para isso, defina um horário para acordar, que seja parecido com o que você tinha. Pode até ser um pouco mais tarde, pois não será preciso se deslocar ao trabalho. Mas evite trabalhar na cama.

Tente depois praticar um exercício físico, como alongamento ou yoga, antes de começar o trabalho. Muitos aplicativos e canais no YouTube estão oferecendo gratuitamente exercícios para praticar em casa nesta temporada. Vale aproveitar.

Tome depois um bom café da manhã, que te dê bons ânimos, e se arrume para o trabalho. Não é preciso usar os trajes habituais, mas ao menos vista uma roupa confortável.

E lembre-se: vale manter o esforço por equilibrar a vida profissional e a pessoal. Se você está trabalhando home office, o horário de começar e acabar deve ser o mesmo que você tinha antes.

2. Evite o excesso de informações

Muita gente fica ansiosa com o excesso de informações sobre a pandemia. Há muitos programas jornalísticos abordando o tema, e não param de chegar informações pelo celular. Informe-se apenas sobre o essencial. O excesso pode gerar um clima de preocupação e tensão.

Procure viver cada dia em seu tempo. Não vale a pena preocupar-se com o tempo que vai durar esse isolamento, quando tudo vai acabar etc. Não há uma informação precisa sobre isso. Só resta viver o presente.

3. “Reencontre” os parentes e amigos

Combinar conversas online com familiares, parentes e amigos tem sido uma maneira de relaxar e falar com quem amamos, ainda que virtualmente. A circunstância é favorável a combinar esses encontros virtuais. Marque com eles! Muitos amigos e amigas com quem não conversamos faz tempo podem agora ser reencontrados.

Esse costume vai ajudar a tornar a rotina mais leve e agradável. Para isso, use ferramentas online, como as videochamadas dos aplicativos. E se você tem familiares idosos que estão sozinhos em casa, vale ainda mais esta recomendação! Não deixe que algum familiar ou amigo se sinta só.

4. Pratique atividades que você gosta

A impossibilidade de sair para descontrair nos leva a criar formas de descontração dentro de casa. Por isso, reserve um tempo, todos os dias, para fazer o que você mais gosta: curtir os filhos, assistir séries e filmes, ler livros, praticar um hobby que você adora, cozinhar, fazer um curso online, desenhar, pintar etc.

É importante dedicar tempo a atividades prazerosas nesta etapa desgastante. Isso ajuda a reduzir a nossa tensão.

5. Faça meditação

Se a meditação é uma prática que sempre nos faz bem, melhor ainda nestes tempos. Esta pode ser uma ótima ocasião para você se habituar a este costume e trabalhar mais o lado espiritual e mental.

Na internet também há muita informação para facilitar a meditação em casa. Há várias maneiras de praticá-la. Procure aquela que mais se identifica com os seus ideais.

6. Pratique o bem

Fazer o bem sempre é necessário, mas vale lembrar que este é um período ainda mais difícil para muita gente. Doentes, pessoas que perderam familiares, idosos isolados, profissionais da saúde, pessoas que perderam seus empregos, profissionais autônomos que perderam sua renda etc. A lista é longa.

Sempre vale a pena termos um olhar em quem mais necessita. Por isso, se você tem a possibilidade de ajudar a quem precisa neste momento, não deixe de fazer. Há milhares de maneiras de olhar para que mais precisa: podemos auxiliar idosos, falar com quem está só, contribuir financeiramente com alguma entidade de saúde ou assistencial, doar cestas básicas, doar sangue etc.

Lembre-se de praticar o bem todos os dias. Isso vai nos ajudar a sairmos ainda melhores desta difícil temporada.

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